Para esses lasers de saída geral, devido ao processo de fabricação ou poluição ambiental, quase todas as lentes absorvem uma parte maior de uma determinadalasercomprimento de onda, reduzindo assim a vida útil da lente. Danos à lente afetarão o uso ou até mesmo desligarão o aparelho.
O aumento da absorção para o comprimento de onda causará aquecimento desigual e índice de refração mudando com a temperatura; quandolasercomprimento de onda penetra ou reflete através de lentes de alta absorção, a distribuição desigual delaserA potência aumentará a temperatura do centro da lente e diminuirá a temperatura da borda. Esse fenômeno é chamado de efeito lente.
O efeito de lente térmica causado pela alta absorção da lente devido à poluição pode gerar muitos problemas, como estresse térmico irreversível no substrato da lente, perda de potência quando o feixe de luz penetra na lente, mudança parcial da posição do ponto de foco, danos prematuros na camada de revestimento e muitos outros motivos que podem danificar a lente. Lentes expostas ao ar, mesmo se não forem mantidas, podem causar nova poluição ou até mesmo arranhões. Com anos de experiência, devemos ter em mente que a limpeza é o fator mais importante para qualquer tipo de lente óptica. Devemos ter o hábito de limpar as lentes cuidadosamente para reduzir ou evitar a poluição causada por humanos, como impressões digitais ou saliva. Como senso comum, ao operar o sistema óptico com as mãos, devemos usar proteção para os dedos ou luvas médicas. Durante o processo de limpeza, devemos usar apenas os materiais especificados, como papel para espelho óptico, cotonete ou etanol grau reagente. Podemos reduzir a vida útil ou até mesmo danificar permanentemente a lente se tomarmos atalhos durante a limpeza, desmontagem e instalação. Portanto, devemos proteger as lentes da poluição, como proteção contra umidade, etc.
Após a confirmação da contaminação, lave a lente com Aurilave até que não haja mais partículas na superfície. Não sopre com a boca, pois o ar da boca contém óleo, água e outros poluentes que poluirão ainda mais a lente. Se ainda houver partículas na superfície após a lavagem com Aurilave, use um cotonete específico embebido em acetona ou etanol de grau laboratorial para lavá-la. A contaminação da lente do laser causará erros graves na saída do laser, inclusive no sistema de aquisição de dados. Manter a lente limpa com frequência aumentará a vida útil do laser.